* SG-1000, sigla para Sega Game 1000, era um console baseado em cartuchos. Este sistema marcou a entrada da Sega no mercado de videogames caseiros (hardware), nao foi muito popular, ele serviu de base para o Sega Master System. Foi lancado como um teste no mercado japones em 1981 e foi a venda em Julho de 1983 por ¥15,000. O console alcancou um pequeno sucesso no mercado. Foi bem vendido no mercado asiatico ate 1985. Tambem foi comercializado na Australia por John Sands, na Nova Zelandia por Grandstand Leisure Ltd. , e em outros paises tais como, Italia, Espanha, e Africa do Sul. O console na sua forma original nao chegou a ser vendido na America do Norte. Pouco depois foi lancado uma outra versao (update);
*SG 1000 Mark II
Ficha tecnica: Fabricante: Sega
Geracao: segunda geracao
Lancamento: 1981 (teste de mercado) , julho de 1983
CPU :NEC 780C (clone do Zilog Z80)
Midia: cartucho
*Especificacoes de memoria
Memory Boot ROM: 2 KB, conhecido como "Trademark Security System" (TMSS).
Quando o console era ligado, ele verificava o jogo a procura de codigos (senhas) dados as empresas que tinham licenca para criar jogos. Jogos sem codigos eram muitas vezes bloqueados. Se o jogo estava licensiado, a ROM mostrava uma tela em que se podia ler, "Produced by or under license from Sega Enterprises Ltd.".
Boot ROM esta presente nas versoes mais antigas do Mega Drive e Genesis.
Em outras esse sistema TMSS nao estava presente.
RAM principal: 64 KBytesParte do MC68000 Video RAM64 KBytes.
Nao podia ser acessado diretamente pela CPU, devia ser lido e escrito via VDP (Video Display Processor - veja abaixo)
RAM Secundaria: 8 KBytes. Parte do Z80 usado como RAM principal no Master System compatibility mode.
Audio RAM: 8 KBytes, area da memoria do cartucho (ROM space). Acima de 4 MBytes (32 Megabits). Parte do M68000 address space. Cartuchos maiores que 4 MBytes deveriam usar o "bank switching".
*Graficos
O Mega Drive tinha um processador especifico, o VDP (Video Display Processor) para o tela de jogo e controle do sprite. Era uma versao melhorada do VDP do Master System , que por sua vez foi desenvolvido a partir do Texas Instruments TMS9918. Contendo o Mode 4 (para a compatibilidade com o Master System) e o Mode 5 (para jogos do Mega). O softwares do Master System poderiam ser "lidos" pelo VDP dentro do mode 5 e usar os recursos avancados do VDP. Nesta pagina estao presentes apenas 5 itens;
Especificacao do Processamento Grafico Planos:4 (2 scrolling playfields, 1 sprite plane, 1 'window' plane), per-tile prioritySprites:Acima de 64 (32H)/80 (40H) on-screen, 16/20 por linha, 256/320 pixels por linha, per-sprite priority
Palette:512 cores, 1536 usando o shadow/highlight mode, (modo de sombras/luzes)
Cores on-screen : 64 × 9-bit words of color RAM, 4 linhas de 15 cores mais transparencia, permitindo 61 cores na tela (acima de 1536 via raster effects e shadow/highlight)
Screen resolution:256x224 (32Hx28V), 320x224 (40Hx28V), 256x240 (32Hx30V, somente no sistema PAL ), 320x240 (40Hx30V, somente no sistema PAL)Interlace mode 1 nao aumenta a resolucao, mas garante o real interlace signalInterlace mode 2 pode gerar o dobro da resolucao vertical (i.e. 320×448 para NTSC, 320x480 para PAL). Usado no Sonic 2 no modo para 2 players quando a tela e dividida.
Scroll size: Largura e altura independentimente de ser 32, 64, ou 128 "cells" permitido pela VRAM
*Som
Especificacoes do Processamento de Audio: